Planeta dos Macacos é um dos grandes filmes da década de 60. Marcado por nos convidar a ver como seria um mundo em que nós não seriamos a espécie dominante do planeta. Mostrando como seria um mundo, onde nós ficariamos enjaulados em um zoológico. Onde a gente seria caçado simplesmente por diversão.
Mas quem seria escolhido para ser a espécie dominante? Como o próprio nome, não se trata necessariamente de uma única espécie, mas de um grupo: os macacos. Cada espécie de macaco tem sua função dentro dessa sociedade: os chipanzés são os acadêmicos; os orangotangos são os políticos e os gorilas são os militares. Enquanto nós, os macacos pelados, somos uma espécie sem inteligência, ou seja, somos os animais selvagens que são caçados e enjaulados.
A história começa com o astronauta Taylor fazendo a gravação dentro da nave deles, falando sobre a teoria que fala que se passa muito mais tempo na Terra do que na nave e questionando sobre como a humanidade está atualmente e se ela continua matando a própria espécie. Depois, ele vai para uma câmara de congelamento.
Quando ele acorda junto com os outros tripulantes Dodge e Landon, eles percebem que caíram dentro da água de um planeta e que estão afundando. A outra tripulante que foi junto acabou morrendo, por um erro na câmara. Os outros acabaram envelhecendo um pouco.
Os três não veem alternativa a não ser abandonar a nave em um bote. Taylor percebe que a Terra está no ano de 3978.
Os três começam a explorar o território, enquanto conversam sobre os motivos que levaram cada um a se alistar para essa missão. Landon é o garoto dourado que era um dos melhores da classe que estava disposto a entrar em uma aventura, o Dodge buscava por conhecimento enquanto o Taylor torcia para encontrar algo melhor do que o ser humano em algum canto do universo.
No caminho, eles encontram uma flor e isso faz eles concluírem que existia vida nesse planeta. Mais pra frente, eles encontram com vários espantalhos feitos com peles em cima de morros. Eles sobem para entender o que eram aqueles espantalhos, mas desistem ao ver que logo a frente havia uma belíssima cachoeira.
Enquanto os três decidem tomar banho, um grupo de humanos selvagens começam a roubar as roupas e equipamentos dos astronautas. Os três começam a perseguir o bando para recuperar os animais. Eles conseguem algumas das roupas de volta (coincidentemente, eram as calças)
Eles veem vários humanos colhendo frutas da árvore, entre eles está uma mulher que chama a atenção de Taylor. Logo, os humanos passam a ser caçados por um grupo de gorilas montados e armados. Os astronautas acabam se misturando com os outros humanos e fogem dos gorilas.
Durante a perseguição, Dodge acaba sendo morto enquanto o Taylor leva um tiro na garganta e desmaia, o que faz ele ser capturado pelos gorilas.