Dragon Ball se tornou um ícone da cultura pop, estando entre os três mangás mais vendidos da história.
Seus personagens e histórias são presença garantida em qualquer comic-con. O mangaká Akira Toriyama se tornou inspiração para muitos outros escritores. Enquanto o animê, em especial o Dragon Ball Z, foi um dos principais responsáveis por trazer a cultura japonesa para o ocidente.
Nesse primeiro episódio, conhecemos o jovem Son Goku que cresceu isolado nas montanhas com seu avô. Goku passa o dia treinando sua força, seja cortando árvore com suas mãos ou mesmo usando seu próprio rabo para pescar um peixe com o dobro de seu tamanho. (Sim, ele tem um rabo e acreditem quando eu digo que isso vai ser explicado ao longo da série)
Goku também tem uma esfera do dragão que ele guarda com muito carinho, pois foi o último presente que seu avô deu antes de morrer. Sem saber disso, Bulma procura por outras esferas do dragão em seu carro. Sem querer, Bulma acaba atropelando Goku, mas ele não sente nada a não ser raiva. Goku acredita que o carro de Bulma seja um monstro barulhento que quer roubar seu peixe e levanta o carro e joga para longe. (Detalhe: Goku ainda é uma criança)
Bulma se assusta e atira em Goku, mas ele não sente nada, inclusive acha ridículo quando ela se surpreende por ele não ter morrido. (Essa parte foi cortada da versão ocidental)
Bulma finalmente explica para Goku que ela é humana como Goku, mas Goku diz que ela não é como ele e Bulma explica que é porque ela é uma garota. O único humano que Goku conheceu foi seu avô.
Depois de se entenderem, Goku convida Bulma para conhecer sua casa, ela olha em seu radar e percebe que uma das esferas fica no mesmo caminho da casa do menino e decide acompanhá-lo. Ao chegar lá, Goku mostra a esfera que ele considera como sendo seu avô, já que foi um presente muito importante dado por ele. Bulma explica que o presente dele é na verdade uma esfera do dragão e que ao reunir as sete esferas, o grande deus dragão Shenlong concederá um desejo.
Enquanto isso, Pilaf, Mai e Shu chegam em um calabouço onde ficava uma das esferas do dragão e Mai conta para Pilaf a mesma história que Bulma havia contado.
Bulma e Goku decidem viajar juntos, já que Goku se recusava a entregar sua esfera para Bulma. Bulma também acreditava que Goku poderia servir como guarda-costas já que ele era extremamente forte. Bulma abre uma maleta cheia de capsulas e joga a de número 9 no chão que se transforma em uma moto. Goku fica achando que isso é bruxaria, mas ela explica que isso era uma tecnologia muito comum lá na cidade e pede para ele subir na moto.
No caminho, Bulma dá uma parada para ir ao banheiro e é raptada por um pterodactyl. Goku vai atrás dele e com sua ingenuidade, fica sem entender o que estava acontecendo. Quando Bulma pede socorro e diz que o Pterodactyl vai comer ela, Goku parte para o resgate e usa o poder do bastão mágico que ele carregava em suas costas para fazê-lo crescer e atingir o monstro.
Os dois partem em direção a próxima esfera do dragão.