Taylor é levado pelos caçadores até uma espécie de zoológico, onde Zira faz experimentos para testar se os humanos podem demonstrar qualquer sinal de inteligência. Ela se encanta com as tentativas de Taylor em se comunicar. (Como a bala atingiu seu pescoço, isso afetou suas cordas vocais).
Ela acha isso tão incrível que resolve chamar o Dr. Zaius que é o governante daquela cidade. Ela pede para o "Olhos Brilhantes" fazer novamente o que ele tinha feito. Ele faz, mas Zaius nega que qualquer humano possa demonstrar qualquer sinal de inteligência, pois isso é uma características exclusiva dos macacos. (até lembra o discurso daqueles que defendem o criacionismo)
Zira decide dar Nova de presente para Taylor, provavelmente para ver se a forma dele acasalar seria diferentes dos outros humanos. Eles são mandados para uma jaula a céu aberto, onde podem conviver com outros humanos. Zira chama seu marido Cornelius para conhecer a tal criatura fascinante que ela tinha encontrado. Eles encontram com Dr. Zaius que pergunta a Cornelius como estavam sua investigações arqueológicas e Cornelius fala que pretende ir em uma nova expedição, caso o conselho aprove. Zira continua a defender que "Olhos Brilhantes" seja capaz de falar, mas Zaius continua negando. Taylor tenta escrever algo na areia do chão, mas Nova e outro humano apagam tudo, isso deixa Taylor furioso e arranja briga com o outro humano. Os gorilas invadem a jaula e levam Taylor de volta para as celas onde ele estava antes.