top of page
  • Foto do escritorBruno Lago

Os Anti-fãs


É assustador ver que há determinados grupos de fãs preconceituosos em franquias que defendem o combate ao preconceito.

Star Wars é uma franquia que sempre mostrou o Império como sendo extremamente preconceituoso com outras raças alienígenas que não sejam os humanos, tal qual sua fonte original: os nazistas que sempre trataram a chamada "raça ariana" como sendo superior. Mesmo assim há fãs que preferem enxergar apenas como "sabres-de-luz e batalhas espaciais divertidas".

Quando o filme Os Últimos Jedi foi ao ar, muitos "fãs" decidiram ir até o twitter de Kelly Marie Tran para atacar a atriz simplesmente por não gostarem de seu personagem Rose Tico no filme, a mesma coisa aconteceu com Ahmed Best que interpretou Jar Jar Binks que é atacado por vários "fãs" desde que interpretou ele há vinte anos.

Talvez ainda pior tenha sido os que atacaram Daisy Ridley e John Boyega antes mesmo do filme entrar em cartaz simplesmente porque os novos filmes seriam protagonizados por uma mulher e um negro.

O mesmo acontece com outras franquias como os supostos fãs da Marvel que reclamaram do filme da Capitã Marvel, antes mesmo do primeiro trailer sair simplesmente porque a atriz que interpreta a heroína falou que esse seria um filme de super-herói voltado para mulheres. O mesmo aconteceu ano passado com o filme Pantera Negra, afinal é um filme em que praticamente todos os atores principais são negros. A concorrente DC também enfrentou uma parcela de fãs tóxicos quando escolheram Gal Gadot para interpretar a Mulher-Maravilha. Reclamaram da escolha por ela ter "peitos muito pequenos".

Para mim, o mais impressionante foi quando descobri esse tipo de fã em Star Trek, uma franquia que sempre teve a diversidade como um dos principais focos. Uma franquia que sempre nos apresentou o melhor do ser humano em um futuro onde racismo, machismo e todos os outros preconceitos de hoje em dia não existem mais. Com uma série dessas, aparecem fãs para reclamar que na nova série tem um casal gay.

Em todos os exemplos que eu citei anteriormente, existem fãs que não gostaram dos filmes: seja por uma fragilidade no roteiro, por algum erro de continuidade ou por algum personagem que poderia ter sido melhor desenvolvido e que optaram por fazer a crítica sem ataques, sem xingamentos e principalmente sem cuspir preconceitos.

Enfim, existem fãs que optam por dar sua opinião sobre suas franquias, trazendo os pontos fortes e fracos sobre seus filmes e séries. Porém, infelizmente, também existem os anti-fãs, fãs de antimatéria, fãs do outro lado do espelho ou como preferir chamar. Os "fãs" que se acham donos da franquia e o pior: donos do elenco todo e que se não obedecerem suas ordens, vão levar chicotada.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page