É comum ver certas pessoas que se consideram fãs de uma determinada franquia virarem a cara quando alguém compara aquele filme ou série com temas políticos. “Não põe política na minha franquia”, é comum ver essa frase muitas vezes em grupos de discussão. Porém, a verdade é que a política está em tudo, inclusive nas obras de arte. Estava em Shakespeare. Está também uma HQ ou em um filme da Marvel ou da DC.
O criador daquele universo é um ser humano com suas crenças e ideologias, e ele vai passar essas mensagens adiante para o público que o acompanha. Pode até não ser de maneira intencional, mas suas ideias políticas fazem parte da sua personalidade e vão ser refletidas na obra que ele criar.
É assim que se criam boas histórias, universos ricos como o de Star Wars, por exemplo. Muito além de naves espaciais e lutas de sabres-de-luz, George Lucas traz uma saga que faz críticas a governantes autoritários e regimes totalitários representados pelo Império Galáctico, enquanto há um outro lado que se rebela que busca restaurar a democracia. Isso é política! E, no final, fã de Star Wars, de que lado você está? Com alguém a serviço de uma ditadura como Darth Vader ou com alguém que luta pela liberdade como Luke Skywalker?
Lembra dos contos de fada da nossa infância que nos traziam a moral da história? Toda obra de arte tem sua moral da história, algumas até mais!
O universo pop, nerd, pode trazer diversos elementos importantes para convidar o público mais jovem a refletir e compreender sobre as coisas da política. Conscientizar as novas gerações e trazê-las para a grande discussão dos temas que interessam ao país é um dos grandes desafios do mundo de hoje. É o que tento fazer no blog Crise nas Infinitas Nerdices: mostrar essa moral, traçando paralelos entre o universo de HQs, filmes, desenhos animados, com o que acontece no mundo real, que tantas vezes parece nos surpreender mais mesmo que a própria ficção.
Compreender as camadas mais profundas de uma franquia pode ser um bom caminho para que você não caia no lado sombrio da Força sem querer
コメント