top of page

Mudança da Capital

Foto do escritor: Contador de HistóriasContador de Histórias

Atualizado: 23 de mai. de 2022


Já estava escrito na constituição de 1891 a previsão de que a capital seria mudada para o interior do país, porém havia pouco interesse político nessa transferência.


No dia 4 de abril de 1955, foi perguntado para Juscelino Kubitschek se ele cumpriria a constituição e faria a transferência, caso fosse eleito. No dia 1º de outubro de 1957, o presidente JK conquista a aprovação do Congresso Nacional para mudar a capital do Rio de Janeiro para uma nova cidade que viria a ser construída chamada Brasília, apesar de aluns políticos como Carlos Lacerda criticarem a medida. Assim, o presidente cria um concurso público para definir qual seria o projeto para a nova capital.


O plano vencedor foi o do carioca Lúcio Costa, enquanto Oscar Niemeyer ficaria responsável por cuidar dos projetos dos edifícios.


Enquanto isso, os moradores da antiga capital se preocupavam com o que aconteceria com seu Rio de Janeiro, preocupados de perder sua importância com a mudança. Inclusive o jornal Correio da Manhã publicou entre julho e agosto de 1958, uma série de artigos com o título "Que será do Rio?" com a visão de diversos profissionais debatendo a importância do Rio para a formação da nacionalidade brasileira.


Começou a mobilização para trazer operários e materiais para a construção de Brasília. Todas as ações foram feitas por intermédio da NOVACAP.


Em apenas quatro anos, ficou pronto o Plano Piloto. Para abrigar os diversos operários que vinham, formam construídas as chamadas cidades-satélites. Em 1957, o entorno já contava com mais de 12 mil habitantes.


No dia 21 de abril de 1960, seria feita a inauguração oficial de Brasília e nos anos seguintes, ministérios, embaixadas e demais órgãos políticos deixariam o Rio de Janeiro para se instalar em Brasília.


Fontes usadas:







22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page