O Caranguejo das Pinças de Ouro Parte I
Tintim está passeando com Milu e eles encontram uma lata com um caranguejo. Tintim joga a lata no lixo e depois se encontra com os Dupondt. Eles contam sobre um caso importantíssimo sobre moedas falsas.
Os Dupondt convidam ele para ver os documentos. Lá, ele descobre o rótulo da mesma lata que ele tinha encontrado. Ele corre até a lixeira, onde ele tinha jogado fora, mas não consegue encontrar.
Ele decide investigar o rótulo e descobre uma pista sobre Karaboudjan. Enquanto está investigando, um oriental que ia lhe entregar uma carta é sequestrado.
Ele vai até o porto para investigar o cargueiro Karaboudjan e quase é esmagado por uma caixa. Ele acaba subindo com os Dupondt. Lá em cima, ele acaba sendo preso no porão. No fim, Milu acaba encontrando ele e consegue cortar as cordas.
Quando o marujo aparece para dar comida, ele foge e vai para o compartimento. Lá, ele encontra várias caixas com várias latas com caranguejos iguais a que ele encontrou mais cedo. Descobre que elas estão cheias de ópio.
Ele decide fugir pela escotilha e vai parar no quarto onde estava o capitão Haddock. Lá ele explica o que estava acontecendo com o navio. Os dois decidem fugir em um bote salva-vidas.
Para poupar energias, ele dorme enquanto o Haddock rema. O problema é que o Haddock decide queimar os remos para fazer uma fogueira. Depois disso, o bote vira e eles são atacados por um hidroavião. Ele decide ameaçar os pilotos com uma arma que ele tinha conseguido no cargueiro. Depois os prende e os interroga sobre quem os contratou. Ele decide pilotar o hidroavião, mas chega uma tempestade. Nesse momento, o capitão Haddock fica bêbado e diz que quer pilotar o avião. Quando o Tintim se recusa, o Haddock bate ele com uma garrafa.
O avião cai no meio do deserto do Saara, onde ele consegue salvar os pilotos. Eles encontram um dromedário que acabou morrendo de sede, enquanto os pilotos acabam fugindo. Ele decide que eles devem persegui-los.
O Caranguejo das Pinças de Ouro Parte II
Tintim é confundido com uma garrafa de vinho por Haddock em sua ilusão. Os dois acabam desmaiando com a seca e são encontrados por alguns guardas árabes. Os guardas levam eles até o tenente Delcourt.
O tenente manda um par de guardas para acompanhá-los até a cidade do litoral. No caminho, eles são barrados por um grupo de bandoleiros. Eles ouvem os tiros e decidem se esconder para contra-atacar. No fim, eles são resgatados pelo tenente Delcourt e ele decide ir juntos até a cidade.
Ao chegar na cidade, Tintim avista Allan Thompson e corre atrás dele, deixando Haddock para trás.
Tintim acaba perdendo Allan e decide procurar por Haddock. Ele acaba chegando até a delegacia, onde descobre que Haddock tinha acabado de passar por lá e queria dizer algo muito importante para Tintim. No caminho, ele vê que Haddock está sendo sequestrado por um grupo de marujos de Allan.
O Caranguejo das Pinças de Ouro Parte Final
Tintim tenta seguir o carro dos marujos de Allan, mas acaba outro homem entra no táxi ao mesmo tempo que ele. Quando Tintim finalmente expulsa o outro senhor, o carro já havia fugido.
Ao sair do táxi, Tintim encontra Dupond e Dupont. Juntos, os três vão até um vendedor que havia comprado uma lata de caranguejo igual a que tinha no navio. Ele os manda para um outro vendedor que revela que as latas vinham de um sheik rico.
Tintim se disfarça de mendigo e segue Allan Thompson até uma loja, onde entra fingindo pedir esmolas. O vendedor expulsa ele e Milu rouba um presunto, distraindo-o e permitindo que Tintim invada o local. Ao chegar no porão, não encontra nada além de um barril. Milu entra por uma fresta e os dois entram dentro do barril e descobrem uma passagem secreta.
Lá, Allan e seus marujos estavam torturando Haddock para descobrir onde Tintim estava. Tintim os surpreende e foge com Haddock até uma adega de vinhos. Os dois se passam por bêbados para atraí-los e socá-los. Eles fogem por uma saída que dava na estante do sheik Omar Ben Salaad.
Depois de chamar a polícia, Tintim persegue Allan Thompson que havia roubado uma lancha. Tintim consegue capturá-lo e depois é parabenizado em uma rádio.