Narizinho
Lúcia é uma menina que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo com sua avó. Ela ganhou o apelido de Narizinho pelo seu nariz arrebitado. Ela tem uma boneca de pano que foi dada de presente para ela pela Tia Nastácia.
Narizinho já faz deliciosos bolinhos de polvilho.
Narizinho gostava de passear com sua boneca Emília pela beirada do ribeirão. Passava a tarde inteira pescando até que a Tia Nastácia chamava ela dizendo que Dona Benta estava chamando por ela.
Uma Vez...
Narizinho estava quase caindo no sono, quando sentiu umas cócegas no seu nariz. Eram dois animais vestidos com roupas formais que estavam explorando seu nariz como se fosse uma estranha montanha.
Narizinho acaba espirrando em um momento e depois explica que não era uma montanha, mas a menina que vai todos os dias dar comida para os peixes.
O príncipe Escamado convida ela e Emília para conhecerem o Reino das Águas Claras e explica que lá o Dr. Caramujo terá pilulas que farão Emília falar pelos cotovelos.
Os dois chegam lá e encontram o guarda que deveria estar vigiando o reino dormindo. Narizinho tem a ideia de vesti-lo com as roupas da Emília para tentar dar uma lição nele.
No Palácio
Narizinho acompanha o Príncipe Escamado em suas tomadas de decisões dentro do reino, quando uma barata aparece reclamando que uma garota de nariz arrebitado que mora com duas velhas corocas estava incentivando seus personagens a fugirem de suas histórias. Narizinho fica com raiva por ter sua avó sendo chamada de coroca e começa a brigar com Dona Carochinha.