Alien consegue viajar entre terror e ficção científica com uma maestria que poucos filmes conseguiram.
A história se passa em uma nave que consegue ser ao mesmo tempo grandiosa e claustrofóbica, graças ao excelente trabalho feito pela equipe de Ridley Scott.
Logo no começo, viajamos através da câmera para conhecermos toda a Nostromo, passando pelos diversos cômodos da nave e terminando na câmara de congelamento onde está toda a tripulação.
Os sete tripulantes são: Ripley, Ash, Dallas, Kane, Lambert, Parker e Brett. Eles vão tomar café, Brett e Parker começam a exigir que ganhem mais cotas, pois eles ganham metade do que os outros ganham.
Quando começam os seus serviços, eles percebem que não estão no sistema deles. É então que o capitão Dallas conta para todos que o sistema da nave acordou eles antes porque encontrou um mensagem que ficava se repetindo a cada 12 segundos e precisava que eles fossem investigar.
Parker reclama que eles são uma nave comercial e não de resgate, mas Ash fala que o protocolo diz que se eles não responderem um pedido, suas cotas serão cortadas, ou seja ficarão sem dinheiro.
Então, a Nostromo parte para encontrar o misterioso chamado.