O primeiro infortúnio
Violet é a mais velha dos irmãos Baudelaire e filha de Bertrand e Beatrice.
Ela adora inventar coisas e quando ela quer concentrar, ela prende os cabelos com uma fita.
Em um dia cinzento, ela vai com os irmãos para a praia de sal, onde começa a atirar pedras para ver elas quicando no mar. Ela começa a imaginar uma invenção para recuperar as pedras que joga.
Ela percebe que o Sr. Poe chegou na praia para falar com eles. O bancário conta para eles que seus pais morreram e que eles ficariam com ele até decidirem com quem eles ficarão.
Um Novo Tutor
Violet vai até sua mansão junto com seus irmãos para ver se recupera alguma coisa. Ela vê seu microscópio todo carbonizado.
Sr. Poe leva os órfãos para sua casa onde ficam até que ele encontre um novo tutor.
Quando Sr. Poe revela que seu novo tutor será o Conde Olaf, ela e seus irmãos estranham já que seus pais nunca falaram sobre ele e nem nunca convidaram ele para jantar.
Os três são levados para uma casa belíssima, onde encontram com a Juíza Strauss que eles confundem como sendo a esposa do Conde Olaf. Ela revela que é sua vizinha e ao olharem para o lado, onde veem uma casa horrível, assim como seu novo tutor que está claramente interessado na fortuna da família Baudelaire.
Os Primeiros dias na Casa de Conde Olaf
Violet e seus irmãos foram enfiados em um quarto pequeno com uma única cama. Suas roupas eram guardadas em uma caixa de papelão.
Ela odiava seu novo tutor e sua casa. Conde Olaf forçava eles a fazerem tarefas complicadas como consertar estantes ou pintar a varanda.
Ele pediu a eles para cozinharem um jantar para sua trupe teatral. Os três procuraram sem sucesso por um livro de receitas. A juíza Strauss os levou para sua biblioteca onde encontraram o livro que precisavam. Viram que tinha uma receita de espaguete à puttanesca que conseguiriam fazer com facilidade.