A Garrafa de Tokay
Lyra e seu daemon Pantalaimon moram na Faculdade Jordan em Oxford. Eles decidem explorar a Sala Privativa que era proibida para qualquer mulher.
Ela se esconde debaixo de uma poltrona, enquanto observa atitudes suspeitas do Reitor: colocar um estranho pó dentro do vinho que daria de presente para Lorde Asriel, o tio dela.
Ela muda de esconderijo e vai para o armário onde antes o Reitor havia tirado sua beca. Lyra e Pantalaimon discutem sobre a forma como poderiam salvar o tio sem chamar atenção.
Ela acaba pulando em um momento em que o tio estava sozinho se preparando para tomar uma taça de vinho e derruba a taça no chão, impedindo que ele beba o veneno. Ela conta o que viu para o tio e ele manda ela voltar para o armário para espionar o Reitor.
A Ideia do Norte
Lyra fica escondida no armário observando fascinada as explicações do tio sobre o norte, enquanto observa o Reitor e o Bibliotecário debatendo sobre o que fazer já que o plano de envenenar Lorde Astral.
Ela acaba adormecendo, quando os Catedráticos começam a falar de política. Lorde Astral acorda ela e pede para voltar para seu quarto.
A Jordan de Lyra
Lyra Belacqua gosta de explorar a faculdade junto com seu melhor amigo Roger e gostam de fazer guerras desafiando crianças de outras áreas da faculdade.
Seus principais inimigos fora da faculdade eram os gípcios, nômades que viajavam em barcas. Em um desses ataques, Lyra descobre que o menino Billy foi sequestrado pelos Papões e todas as crianças decidem ajudar a senhora gípcia a reencontrar seu filho.
Eles não tem sucesso e depois disso ela se assusta ao perceber que Roger também estava sumido e começa a correr toda a faculdade para tentar encontrar o amigo. Parece que somente ela está preocupada com Roger.
A governanta aparece e pede para ela se arrumar para um jantar com o Reitor e os visitantes que chegarão.