Para quem não sabe, estou escrevendo um livro de ficção científica chamado O Descobrimento da Terra. Já que agora estou escrevendo os últimos capítulos da história, decidi começar essa série de posts onde a cada semana, eu conto um pouco sobre essa obra e influências que eu tive para escrevê-la. Obviamente sem dar spoilers.
O primeiro tópico não poderia ser diferente: as Grandes Navegações. O momento em que os europeus decidiram navegar pelo resto do mundo e entrar nos países da África e da América Latina como se fosse a casa deles. Considerando os povos que já viviam nesses continentes como sendo seres primitivos e os explorando para conseguir materiais que eram considerados valiosos na Europa. As consequências dessa invasão são sentidas até hoje: quanto mais se aproxima dos povos originais desses continentes, mais sofre preconceito.
Imagina se grandes navegações parecidas voltassem a acontecer em um futuro próximo. Dessa vez, sendo um povo alienígena que chegasse na Terra e decidisse fazer exatamente o que os europeus fizeram no passado, utilizando a sua própria régua para medir quem é civilizado e quem é selvagem. Nesse caso, todos os terráqueos seriam a etnia dita como inferior. Essa é a ideia principal por trás do livro.
Comments