Um homem das cavernas observa a TARDIS surgindo. Dentro dela, Ian acorda sem saber o que está acontecendo e acreditando que tudo é uma ilusão criada pelo Doutor e pela Susan, algo que Barbara já não acredita.
Enquanto isso, em uma clareira próxima, um grupo de homens das cavernas se reúnem em torno de Za, o filho do homem que conseguiu fazer fogo e que agora tenta fazer também. Za esfrega as pedras para tentar fazer fogo enquanto a mulher diz que seu pai só dará ela para aquele que conseguir fazer fogo e se revelar como o líder da tribo. Uma senhora diz que é melhor que ele não consiga fazer fogo e que é melhor continuar do jeito que está.
Os quatro viajantes do tempo saem da TARDIS. Tanto Doutor quanto sua neta estranham o fato de que TARDIS continua sendo uma cabine de polícia, já que ela deveria se camuflar em todo lugar por onde passa.
Doutor se separa dos demais para investigar algo que possa ajudá-los a descobrir em que ano estão, já que aparentemente a TARDIS não estava mostrando a data correta. Doutor acende seu cachimbo, fazendo com que o homem das cavernas que estava observando tudo nocauteasse ele, já que ele podia fazer fogo com as próprias mãos e isso poderia torná-lo líder.
Os três vão atrás do Doutor e encontram suas coisas, fazendo com que Susan ficasse extremamente preocupada com seu avô enquanto Ian e Barbara tentavam acalmá-la.
De volta a clareira, Hur fala para Za que os velhos querem promover Kal como líder, já que ele trazia carne e pele para todos enquanto Za ficava o dia inteiro esfregando pedras sem conseguir produzir fogo. Kal aparece carregando o Doctor nas costas e dizendo que viu ele fazer fogo com as próprias mãos.
Doutor acorda e diz que fará quanto fogo, eles quiserem desde que ele volte para a nave para recuperar os fósforos. Os homens da caverna acreditam ser uma mentira inventada por Kal para poder virar líder. Os três aparecem para proteger o Doctor quando Za fala que vai trancá-los na Caverna dos Esqueletos até que eles façam fogo e depois eles iriam morrer.
Doutor mostra para os outros que todos os crânios de lá tinham sido abertos.