top of page
  • Foto do escritorContador de Histórias

O Hobbit: Um Grupo Inesperado

Atualizado: 21 de ago. de 2023


Tolkien foi o cara que transformaria as histórias de fantasia para sempre. Tudo começou com um livro infantil sobre um tal de Bilbo Baggins que se junta a 13 anões e um mago para enfrentar um dragão e resgatar o lar desses anões.

Tolkien é um escritor que se preocupa muito em apresentar todos os detalhes daquela história, isso é algo que pode se tornar a leitura difícil para os leitores modernos acostumados com uma leitura mais dinâmica.

Quando o Hobbit faz sucesso, Tolkien é convencido a escrever uma continuação e assim surgiria Senhor dos Anéis com uma escrita muito complexa, onde se preocupou em expandir a cultura de cada raça de uma maneira impressionante, criando inclusive a gramática que cada uma delas usaria.

Nesse primeiro capítulo do Hobbit, conhecemos os hobbits como sendo um povo que é ensinado a não gostar de aventuras e quando um jovem hobbit sai em uma aventura, a família perde o prestigio de seus vizinhos. Entre as famílias mais prestigiadas, conhecidas por nunca se meterem em aventuras estão os Baggins, mas isso estava prestes a mudar com uma certa visita que Gandalf faria para Bilbo.

Bilbo havia terminado seu café-da-manhã e sai para formar círculos de fumo com seu cachimbo, quando Gandalf aparece e convida Bilbo para uma aventura, algo que ele rejeita porque isso iria fazê-lo atrasar para o jantar e pede com jeitinho para ele procurar em outro lugar.

Bilbo entra de volta em sua casa e Gandalf faz uma estranha marca na porta da casa de Bilbo.

No dia seguinte, vários anões começam a bater na porta do hobbit: primeiro Dwalin, depois Balin, depois Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Dori, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e por fim Thorin Escudo-de-Carvalho. Gandalf entra junto com Thorin e apresenta Bilbo como sendo o novo assaltante da equipe.

Thorin conta para Bilbo a história do que aconteceu com eles. Smaug era um dos dragões mais gananciosos e tomou o castelo dos anões para ficar com seus tesouros, fazendo com que poucos anões conseguissem escapar, entre eles estavam seu avô e seu pai que fugiram de um jeito que Thorin não conseguiu entender, mas seu avô explicou que quando ficasse adulto, ele explicaria.

Gandalf entrega para Thorin um mapa feito por Thror e que depois foi passado para Thrain. Thorin pergunta porque esse mapa foi entregue para Gandalf e não para ele próprio. Gandalf explica que pouco antes de Thror ir para Moria, onde seria morto por Azog, ele entregou o mapa para Thrain que entregou para Gandalf pouco antes de perder as memórias nas masmorras do Necromante.

O mapa revelava uma passagem secreta que os anões poderiam utilizar e Bilbo oferece que todos poderiam dormir e partir para o castelo no dia seguinte.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page