Morfeu pede para retirar os tubos que ainda estavam presos em Neo. Durante a operação, Neo reclama que seus olhos estão ardendo e Morfeu explica que isso se deve ao fato de que eles nunca foram usados antes.
Morfeu apresenta Neo para o resto da equipe que incluía os irmãos Tank e Dozer, o pequeno Mouse além de Trinity e Cypher que Neo já havia visto na Matrix.
Neo continua sem acreditar no que está vendo, então Morfeu leva ele para uma simulação da Matrix onde explica sobre como as máquinas derrotaram a humanidade e agora aprisionam os humanos em casulos para conseguir energia, fazendo-os dormir permanentemente enquanto acreditaram estarem em uma versão de 1999. Morfeu pede desculpas por ter acordado ele depois de adulto, mesmo sabendo que isso poderia gerar sérios problemas para se acostumar porém Morfeu acredita que Neo seja o escolhido que foi previsto por Oráculo para vencer as máquinas e libertar os humanos.
Enquanto está no seu quarto tentando absorver tudo o que descobriu, Tank aparece para conversar com ele e Neo percebe que Tank não possuí nenhuma cicatriz de onde ficariam os tubos e ele responde que ele não foi acordado, ele nasceu no mundo real.
No dia seguinte, Neo começa seu treinamento para enfrentar as máquinas. Tank faz uma espécie de upgrade em Neo que faz ele aprender Kung fu. Neo começa a treinar com Morfeu. Morfeu explica que para funcionar, Neo precisa acreditar que consegue fazer e os dois são transportados para um prédio alto com um outro logo a frente. Morfeu salta entre os dois e pede para Neo saltar também, Neo acaba caindo e o resto da equipe comenta que todo mundo caí na primeira vez.