top of page
  • Foto do escritorBruno Lago

Teorizando sobre o primeiro capítulo do DCU


No último dia de janeiro, James Gunn anunciou parte do que seria o primeiro capítulo do DCU intitulado Deuses e Monstros.


Ao mesmo em que deixou claro que também que trará o selo Elseworlds para aquelas histórias que não fizerem parte da continuidade como o universo do Coringa intepretado pelo Joaquin Phoenix ou o do Batman interpretado pelo Robert Pattinson.





O anúncio começa com ele citando os filmes da DC estão em produção e que serão lançados ainda em 2023: Shazam Fúria dos Deuses, Flash, Besouro Azul e Aquaman e o Reino Perdido. James Gunn dá a entender que esses filmes fazem parte do universo e que os acontecimentos do filme Flash (que terá viagem no tempo) será responsável por causar as mudanças que irão acontecer.


Só que no mesmo vídeo, ele também fala que o DCU só começa de fato a partir do novo filme do Superman. O que parece ser mais provável é que seja um novo universo sem conexões com o anterior, porém para não desmanchar as bilheterias dos filmes que ainda vão sair, ele anunciou que faz parte do mesmo universo. Vamos aos futuros filmes e séries para explicar melhor o que vai ser o universo.


Elseword do Pacificador



A parte do antigo universo DC que o James Gunn criou deve se manter como um elseworld, assim como já existe o universo do Batman do Robert Pattinson e o do Coringa do Joaquin Phoenix. Um universo que então já contaria com o filme O Esquadrão Suícida e a série Pacificador que vai ter a sua segunda temporada. Além disso, deve entrar para esse universo mais duas séries. Uma live-action focada na Amanda Waller interpretada pela Viola Davis e uma animação de um grupos de agentes sobrenaturais inspirados nos monstros clássicos da Universal chamado Creature Commandos.


O Capítulo Deuses e Monstros



Esse primeiro capítulo deve trazer o questionamento do que é ser herói. No começo desse universo, já vamos ser apresentados a uma equipe com membros parecidos com os da Liga da Justiça em questão de poderes, porém muito mais agressivos e violentos. "Heróis" que usam seus poderes para matar. Essa seria a equipe Authority que se coloca como acima do bem e do mal. Monstros em pele de Deuses.


Paródias violentas dos super-heróis estão se tornando cada vez mais comuns. Várias versões malignas do Superman começaram a surgir. Como o Capitão Pátria de The Boys ou o Omni-Man em Invencível. Mesmo na própria DC, começaram a surgir versões em que o nosso kryptoniano favorito ficava malvado e virava um tirano. O exemplo mais famoso vem da série de jogos Injustice. Esse universo provavelmente vai colocar isso em cheque, ao trazer essa equipe em contraste com o verdadeiro Superman.


É o que tudo indica que vai ser a maneira como o Superman vai ser adaptado nesse universo que terá inspirado em uma visão mais clássica, próxima ao que eram os filmes do Christopher Reeves.


Além dele, teremos mais um kryptoniano sendo adaptado. O filme da Supergirl deve mostrar a garota de aço voando pela galáxia e conhecendo outras raças alienígenas, assim explorando o universo cósmico da DC.


A questão de matar ou não matar é algo que deve estar presente no filme Batman: Os Bravos e Destemidos, já que explorará o Batman como pai de um menino que teve com Talia Al Ghul e que foi treinado na Liga dos Assassinos de seu avô. Novamente, o tema do que é justiça provavelmente vai surgir.


Eu acredito que na série Lanternas, talvez a gente também veja um pouco disso. Isso porque foi dito que vai ser muito inspirados nessas séries de dupla de detetives, só que com policiais intergalácticos resolvendo casos de alienígenas na Terra. A dupla de Lanternas escolhidos foram Hal Jordan e John Stewart. Geralmente, nesse tipo de série tem um mais velho que é cínico e outro mais jovem cheio de esperança. Eu acredito que isso deva acontecer nessa série, talvez puxando mais para uma personalidade mais próxima do que o personagem teve nos quadrinhos quando se tornou Parallax, para se contrapor a um lanterna jovem e mais heroico.


Outra série importante para o universo será Paradise Lost que deve mostrar a origem de Themyscira. Provavelmente se passando na Grécia Antiga e mostrando as amazonas tendo que encarar a violência e o machismo do mundo dos homens até que eventualmente consigam criar uma ilha própria e protegida dos homens. De acordo com James Gunn, ela terá inspiração em Game of Thrones então só por isso já dá pra gente imaginar porque as amazonas decidiram fugir desse mundo.


Já a série do Gladiador Dourado parece que será uma comédia, mostrando o cara que é meio fracassado no futuro e viaja no tempo pra tentar ser um super-herói. Por mais que seja o tom cômico, eu acredito que vá trazer elementos que vão mostrar que o futuro é melhor que o presente por causa dos heróis.


O filme do Monstro do Pântano vai ser algo mais isolado, não vai ter tanta referência ao resto do universo. Imagino que vá para um lado de criatura incompreendida que tenta fazer o bem, mas que acaba sendo perseguido por causa de sua forma monstruosa. Talvez eventualmente até acabe atacando os humanos que tentam destruir a natureza.


De maneira geral, o que eu acredito que vá ser o ponto principal que vai nortear esse primeiro capítulo. Acredito que vá nos apresentar esse novo universo DC como sendo a principio com pessoas mais egoístas, preconceituosas. Um universo que poderia ser considerado algo sombrio. Porém, com alguns heróis otimistas que lutam para melhorar o mundo, heróis que querem trazer esperança e tornar o mundo mais justos. Heróis capazes de influenciar as pessoas a se tornarem e que eventualmente se tornarão a Liga da Justiça.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page