top of page
  • Foto do escritorContador de Histórias

Yu-Gi-Oh: The God Puzzle

Atualizado: 16 de ago. de 2023


Quando falamos em Yu-Gi-Oh, provavelmente vai vir na sua cabeça aquele joguinho de cartas com monstros, magias e armadilhas. Também pode vir na sua cabeça aquele espírito do faraó com o coração nas cartas, aquele faraó capaz de desistir da vitória em um jogo se isso colocasse a vida de alguém em perigo.

Para quem (assim como eu) conheceu esse universo pelo animê provavelmente veria a história dessa forma. No mangá, as coisas são um pouco diferentes. Para começar, o jogo Monstros de Duelo não é o foco da história (pelo menos no começo) e o Yami Yugi é bom em todos os jogos e não apenas nesse jogo de cartas. Por fim, digamos que você não gostaria de perder para ele em um jogo, afinal o que estaria em jogo seria muito mais do que apenas do que algumas estrelinhas de duelo. Bom, vamos para o resumo que vocês já vão entender o que eu estou falando.

A história começa nos contando sobre uma antiga lenda: na época do Antigo Egito, os jogos eram usados para decidir o destino de reis e civilizações em rituais místicos conhecidos como "jogos das trevas".

A partir disso, nós vamos para o presente. Conhecemos a história, onde vemos uma escola que acaba de entrar no intervalo. Os alunos vão jogar basquete, mas o nosso protagonista Yugi que prefere ficar na sala, jogando Pula-Pirata, acreditando que o time que ele fizesse parte ia acabar perdendo.

No fundo, ele queria jogar esse tipo de jogo com o resto do pessoal, mas infelizmente os seus colegas preferem esportes. Ele resolve pegar um jogo que ele considera um tesouro: o enigma do milênio. A única que é dada para resolve-lo é "uma coisa que você consegue ver, mas nunca viu". Quando Yugi vai abrir o tesouro, ele é impedido por dois valentões: Joey Wheeler e Tristan Taylor (no mangá, os nomes ficaram em japonês. Para facilitar o entendimento para quem já assistiu o animê e entender exatamente as mudanças entre as duas mídias, decidi usar os nomes traduzidos). O Tristan toma o tesouro da mão do Yugi e começa a sacanear o "verdadeiro tesouro" dele.

Os dois ficam jogando o enigma de um para o outro, enquanto Yugi pede para devolverem. Joey diz que vai ensiná-lo a se tornar um homem. Exige que o Yugi vá para cima dele para conseguir sua preciosa caixa de volta. Ele responde que detesta violência e só quer a caixa de volta. Eles continuam sacaneando com o Yugi até o momento em que a Téa aparece para ajudar o Yugi, pegando a caixa no ar e ordena que os dois devolvam a caixa. Pergunta se os dois não tem vergonha de ficar importunando os mais fracos. Téa é a única amiga do Yugi desde o Ensino Fundamental.

Yugi agradece a Téa pela ajuda com os dois. Ela fala que não foi nada e que todos os caras da sala acabam sendo babacas igual aos dois. No basquete, passam a bola para as meninas para poderem ver de baixo da saia. Nesse momento, Yugi fica imaginando como seria debaixo da saia dela, mas obviamente não fala nada.

Téa pergunta o que exatamente tem dentro da caixa que ele estava desesperado. Yugi resolve abrir a caixa para ela, mas pede para ela manter segredo. Dentro, tem várias peças douradas. Yugi revela que é um quebra-cabeça e que ele nunca viu como é a verdadeira forma dele.

A família do Yugi tem uma loja de jogos, vendendo jogos raros de várias partes do mundo. O avô deixou o quebra-cabeças para ele e contava para o neto que esse enigma foi encontrado em uma runa antiga e que quem resolver o enigma iria ganhar um desejo para ser concedido. O quebra-cabeças é muito complicado e ele já está tentando há oito anos. Téa diz para ele nunca desistir se não o desejo do Yugi nunca vai se realizar.

Enquanto eles conversam, Tristan e Joey conversam sobre o que acabou de acontecer e reclamam das atitudes da Téa. Eles comentam sobre o que ela falou sobre importunar os mais fracos e eles esbarram com Ushio, um homem que até os professores tem medo. Joey tenta arranjar encrenca com ele, mas Tristan o impede. Quando Ushio sai de perto, Joey revela que pegou uma das peças do enigma para que assim Yugi não possa terminar de montar. Joey joga a peça na piscina da escola, dizendo que esse lance de tesouro é coisa de mulherzinha.

No fim da aula, Yugi quer ir logo para casa para terminar o quebra-cabeça, mas Úshio encontra ele e pergunta se tem alguém importunando ele. Yugi nega, mas mesmo assim Ushio insiste que vai ser seu novo guarda-costas. Yugi diz que não precisa e vai pra casa.

Quando chega em casa, encontra-se com Téa que queria visitá-lo. Quando entram, o avô do Yugi recepciona os dois. Isso assusta Téa, pois ela achou que ele tinha morrido, pela forma como Yugi falou da relação entre o enigma e o avô Solomon.

Solomon pergunta a Yugi se ele já conseguiu montar o quebra-cabeça e conta que o Enigma do Milênio está envolvido em várias lendas, que todos os arqueólogos que encontraram este artefato morreram misteriosamente. restando apenas o último suspiro "Jogos das Trevas".

Téa se assusta e acha que isso pode ser perigoso, mas Yugi acha que isso é muito legal.

Solomon continua a lenda, falando que os hieroglifos revelam que aquele que conseguir solucionar o enigma irá ganhar a sabedoria e os poderes das trevas.

Yugi acredita que o avô só está tentando assustar ele para poder vender o item. Yugi diz que não entregará, porque isso será a sua herança.

Yugi fica até de madrugada tentando montar o enigma, até finalmente cair no sono.

No dia seguinte durante o intervalo, Ushio chama o Yugi para acompanhá-lo. Eles vão até o corredor, onde Joey e Tristan estão todos machucados. Ushio conta que ele avisou que seria o novo guarda-costas e decidiu dar uma lição que os dois jamais esqueceriam. Yugi se mete na frente deles, impedindo que Ushio continue a bater neles. Fala que jamais deixaria seus amigos apanharem. (Sim, exatamente! Os dois sacanearam ele e rapidinho eles já eram considerados amigos.... e olha que a mãe deles nem se chama Martha)

Mesmo com Yugi recusando a oferta de Ushio para se vingar dois dois por importunarem ele, ele ainda diz que Yugi terá que pagar 200 mil yens pelo serviço. Então, ele bate no Yugi para dar um aviso do que acontecerá se ele não pagar.

Ver o Yugi defendendo os dois, mesmo depois de tudo comove o Joey. É revelado que o grande desejo de Yugi era ter um grande amigo que estivesse lá o tempo inteiro, para quem ele sempre pudesse contar.

Ushio diz que se Yugi não pagar, as próximas dores serão com faca.

Ele volta para casa e começa a contar o dinheiro que tem, mas tudo que ele consegue são 1956 yens. Enquanto ele pensa no que fazer para conseguir o dinheiro de Ushio, ele se distrai montando o enigma. Consegue terminá-lo, exceto pela peça que Joey tinha jogado fora.

Yugi começa a virar o quarto em busca da peça que faltava, sem conseguir encontrar. Solomon vai até o quarto de Yugi e se surpreende pela capacidade em conseguir completar o Enigma do Milênio, mas ele falou que falta uma peça. O avô fala que ele deveria ter um pouco mais de fé e revela que na sua mão está a peça que faltava. Ele conta que um dos amigos da escola dele (o próprio Joey) pediu para entregar a peça para ele. Joey pediu para que Solomon não contasse que era ele que tinha achado a peça e também contou toda a história envolvendo o Ushio. Solomon guarda na mochila, o dinheiro que ele precisava pagar o Ushio.

No momento que Yugi encaixa a última peça, luzes começam a sair do Enigma e um olho aparece na testa dele.

De noite, Ushio está caminhando pela escola e revela que o Yugi pediu para que ele se encontrasse na escola, dizendo que tinha o dinheiro.

O Yugi, ou melhor, o Yami Yugi aparece sentado em cima de uma caixa com várias gavetas enumeradas. Ushio, acreditando se tratar do mesmo Yugi, exige o dinheiro de volta. Ele mostra o dinheiro, só que ao invés de 200 mil tinham 400 mil yens. Yami Yugi desafia Ushio para um jogo: se ele ganhasse, teria o dinheiro de volta.

Só que esse jogo era na verdade um jogo das trevas. Para que o jogo acontecesse, ele precisaria da faca de Ushio (a mesma que ele usou para ameaçar o Yugi). Yami Yugi coloca os 400 mil ao lado da faca e em cima da mesa que ele estava sentado antes.

As regras do jogo eram: cada jogador põe o dinheiro em cima de sua mão usa a faca para pegar o dinheiro. Esse dinheiro, passa a ser do jogador e assim vai alternando até não sobrar nenhuma nota. Quem tiver mais dinheiro, ganha o jogo. Se furar a mão, perde o jogo automaticamente.

Eles decidem que começa jogando jokenpô. Yugi começa, mas termina tirando menos de 10 notas. Ele avisa a Ushio que o truque é controlar a própria ganância. Ushio consegue pegar mais de cem notas e fica se gabando.

Yami Yugi fala que o jogo ainda não acabou e que cada vez vai ficar mais dificil de controlar a força. Quando Ushio joga de novo, ele percebe um desejo grande de enfiar a faca até o fim. Aí, nós percebemos que os jogos das trevas servem para mostrar o verdadeiro caráter da pessoa e esse desejo seria porque Ushio é extremamente ganancioso e isso está dominando ele a ponto de não conseguir controlar sua mão. Para Yami Yugi, isso era um verdadeiro dilema: trocar sua mão por dinheiro. Ushio decide por uma alternativa para manter todo dinheiro e a mão intacta. Sua "solução" é usar a faca para atacar o próprio Yami Yugi. Ele dá um tremendo salto. Yami Yugi avisa que ele quebrou as regras e agora deverá pagar por isso. Aparece um olho na testa de Yami Yugi, revelando que esse olho pode ver através do coração, dizendo que agora ele deverá sofrer as consequências. Com o seu poder, ele faz com que Ushio enlouqueça e comece a ver dinheiro em todo lugar.

No dia seguinte, nós vemos o Ushio jogando folhas da árvore para o alto achando que era dinheiro. Não só folhas, mas o lixo também. Yugi fica feliz de ter conseguido completar o Enigma do Milênio, apesar de não se lembrar de nada. Ele esbarra com o Joey que lhe pergunta como estão indo os machucados e ele diz que estão indo bem e pergunta como o Joey está. Ele fala que está melhor e que também descobriu seu próprio tesouro, um tesouro que também você consegue ver, mas nunca viu: a amizade dos dois. Dá para ver que eles são amigos, mas não dá pra ver a amizade em si.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page