top of page
  • Foto do escritorBruno Lago

Jogos exclusivos valem a pena?


Recentemente, um canal que eu acompanho chamado Sidão do Game postou um vídeo com 5 jogos que eram exclusivos para Playstation e passaram a ser multiplataforma ou que pelo menos passaram a ser de X-Box também, e aí me veio a questão: jogos exclusivos realmente funcionam para as empresas? Não estou falando da franquia como um todo virar multiplataforma, mas dos jogos individualmente se tornarem assim depois de um tempo.

É claro que são esses jogos que fazem com que o jogador escolha o console X ao invés do console Y, já que os video games são muito caros para que alguém de classe média tenha acesso a todas as principais marcas. Quando um jogo exclusivo é lançado, muita gente que não tem nenhum console acaba comprando o video game da marca que vai rodar o jogo. Porém, o que acontece depois que aquele jogo deixa de ser uma novidade? Ele não vai mais servir como vitrine pro seu console, já que não tem mais tanta gente falando sobre ele e você perde a chance de vender esse jogo para alguém que se interessou pelo anúncio do jogo, mas que já tinha comprado o console da concorrência.

Um outro fator que também precisa ser levado em conta são os emuladores, afinal eles dão a possibilidade de uma pessoa jogar video games antigos de graça, simplesmente baixando no seu computador ou até em um celular android.

Por isso, eu acho que esses jogos de franquias mais famosas como Halo, God of War, Mário, Sonic, Pokémon, The Last of Us, Kingdom Hearts, Zelda poderiam começar como exclusivos e em dois ou três anos lançá-los para as demais plataformas. Isso faria com que eles consigam usá-los para lucrar com os consoles, já que os mais interessados vão querer comprar o jogo o mais rápido possível e ainda consigam lucrar com o jogo depois que ele não for mais novidade alcançando todos aqueles jogadores mais casuais que possam se interessar pelo jogo e comprá-lo mesmo que eles sejam de um outro console ou mesmo de uma outra geração.

Você colocaria as pessoas que compraram no começo como sendo os jogadores VIP, afinal esses seriam os maiores fãs da franquia, aqueles que compram a versão física do jogo para fazer parte de sua coleção. Quem jogaria nos outros consoles só teria a versão que ficaria na loja online do video game. Isso daria até um status a mais para quem comprasse o jogo em formato físico. (Isso até já tem um pouco desde que os video games passaram a ter essas lojas online, mas acredito que esse status de possuir a versão física só teria a aumentar se todo mundo que tivesse ao menos um computador com boa memória tivesse acesso a versão online)

Pelo menos é assim que eu enxergo, mas eu queria debater com vocês a importância dos jogos exclusivos para seus respectivos consoles e se não seria melhor se sua exclusividade fosse temporária.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page