Estamos chegando perto da época da eleição: o momento perfeito para surgirem mais e mais fake news, notícias sensacionalistas e tudo que possa gerar pós-verdade para um ou outro candidato. Mas esse não é um site para falar de política e sim de nerdices.
Nesse post, eu queria conversar com vocês sobre os acontecimentos do livro e filme Harry Potter e a Ordem da Fênix. No ano anterior, havia acontecido a morte de um filho de funcionário do Ministério da Magia em um dos, se não o maior evento escolar do mundo bruxo: o Torneio Tribruxo. O Ministro dá a declaração oficial de que a morte havia sido acidental, causada pelos desafios da própria tarefa e que quem dissesse o contrário estaria mentindo. Só um detalhe: o ministro não estava em Hogwarts nesse momento e não teria como ter presenciado o que aconteceu (Como diria Glória Pires, ele não seria capaz de opinar).
O que um jornal decente faria: iria entrevistar quem provavelmente testemunhou o acontecimento que seriam o próprio Harry e os outros participantes do Torneio (se Cedrico tivesse de fato morrido no labirinto atacado por alguma das criaturas, os outros participantes escutariam pelo menos algum grito ou choro vindo dele).
Poderiam também ter entrevistado os outros professores de Hogwarts para saber se o Cedrico tinha dificuldade para enfrentar alguma das criaturas que estavam dentro do labirinto. (Para quem só o viu o filme do Cálice de Fogo, aviso que no livro haviam diversas criaturas dentro do labirinto para testar os participantes).
Inclusive um desses professores era na verdade um comensal da morte infiltrado que depois foi mandado de volta para Askaban. Os jornalistas terem pelo menos tentado entrevistar ele para saber porque ele havia se passado por um professor, qual era o objetivo dele para fazer isso.
Porém o Profeta Diário optou pela saída mais fácil e aceitou a declaração oficial sem questionar ou investigar. Isso fez com que a população não pressionasse o Departamento de Aurores do Ministério para investigar e ir atrás do responsável pela morte do Cedrico Diggory e focassem em questionar o Harry e o Dumbledore do porquê de eles estarem "querendo o retorno de Voldemort".
Com isso, Harry fica isolado e Voldemort consegue usar as poucas pessoas que ainda acreditavam nele para atraí-lo para uma armadilha e consequentemente atraí também Sirius Black que acaba morrendo no processo.
Então, eu faço a minha conclusão: Sirius Black morreu pela maldição Post-Veritium, quanto tempo até essa maldição imperdoável começar a a matar trouxas também?