top of page
  • Foto do escritorBruno Lago

O novo streaming da Disney já chegou trazendo polêmicas


Nesse mês de novembro, estreou o Disney Plus nos Estados Unidos (aqui no Brasil só estreará no final de 2020). Em sua primeira semana, algumas pessoas tiveram dificuldades para assistir aos filmes e séries pois o servidor havia ficado mais carregado do que se esperavam.

Por mais impressionante que possa parecer, esse não foi o maior problema para um certo grupo de pessoas. A Disney optou por colocar um aviso nas sinopses de suas animações mais antigas que utilizaram estereótipos que hoje seriam tido como racistas. Algumas pessoas reclamaram desse alerta com aqueles velhos discursos de "ditadura do politicamente correto."

Estamos falando de animações criadas em uma época onde os estúdios não davam a menor importância para qualquer público que não fosse o americano branco já que eles eram o público-alvo desses produtos, além de serem feitos por esse mesmo grupo. Uma época em que não havia a preocupação de incluir outros grupos. Muito pelo contrário, esses personagens eram tratados de maneira caricata em diversa obras desse período.

Isso quer dizer que devam ser apagados e fingir que nunca existiram? Não, eles são uma representação daquele período histórico e uma mostra de como a sociedade evoluiu e quem sabe até dando pistas de como ela pode continuar a evoluir. Porém, é preciso deixar claro que elas foram feitas em outro período com uma outra cultura, especialmente quando se trata de histórias infantis, já que isso permite que o pai possa conversar com a criança e explicar para ela como era a sociedade naquela época e porque aquilo era considerado normal naquela época.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page