Durante o primeiro turno, Mark Ruffalo foi um dos atores internacionais a criticar as atitudes do atual presidente do Brasil. Agora é a vez de Jason Momoa fazer suas críticas a Bolsonaro e declarar seu apoio a Lula.
Respectivamente os atores responsáveis por viverem os heróis Hulk na Marvel e Aquaman na DC.
O que faz esses atores estrangeiros se preocuparem com a nossa democracia são basicamente dois fatores.
O primeiro é a questão ambiental. O Brasil tem em seu território uma das maiores florestas que é a Floresta Amazônica e tivemos um governo que estimulava o desmatamento. Vamos relembrar que logo no primeiro ano do governo Bolsonaro, houve uma enorme queimada que chamou a atenção do mundo inteiro.
A segunda questão é a identificação. Os americanos tiveram um presidente muito parecido com o nosso. Donald Trump utilizava as mesmas estratégias na utilização de fake news para confundir o público. Situações como o questionamento do sistema eleitoral e a subestimação da Covid foram alguns dos temas que se repetiram nos dois países. Muito se deve ao fato de que ambos tiveram uma mesma mente por trás: Steve Bannon que utilizava a Cambridge Analitica para conseguir os dados nas redes sociais e assim poder criar fake news que estimulassem os principais medos dos eleitores.
Comments