Nessa história, um grupo de policiais corruptos passam a atacar e extorquir pessoas de baixa renda. (qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência)
Lagarto Negro vê uma notícia sobre essas denúncias e decide investigar. Se disfarça como um trabalhador que estava sendo extorquido e depois se revela como sendo o famoso herói.
Ele sequestra o comandante dos policiais e o leva para um galpão junto com diversas vítimas dessa gangue de policiais e o deixa sozinho para que pudessem revidar.
No fim, é mostrado que esse comandante confessou seus crimes e foi preso e Lagarto Negro assiste tudo na televisão.
Essa história do Lagarto Negro lembra muito a fórmula usada nas primeiras histórias do Superman, lá na Era de Ouro. Era muito comum nessas histórias que chegassem alguma denúncia de exploração até o jornal onde o Clark Kent trabalhava e ele fosse investigar se disfarçando como um local, no fim assustando o vilão com seus poderes e o fazendo confessar o crime. Terminando com uma reportagem feita obviamente pelo próprio Clark Kent.
Não tem como saber se o autor Gabirel Rocha usou essas histórias de inspiração, mas como o Homem de Aço é considerado por muitos como o primeiro super-herói, é normal e até esperado que sirva de inspiração para os heróis que viriam depois ao redor do mundo.
É um tipo de história que funciona pois mostra o herói servindo como inspiração para oprimidos se voltarem contra os opressores.
コメント