Durante a década de 2000, a Disney lançou uma série animada de comédia chamada Dave, o Bárbaro que parodiava as histórias medievais como Conan.
Em um dos episódios, o protagonista Dave e sua família descobrem óculos cor-de-rosa que tinha o poder de fazer a pessoa enxergar o mundo perfeito, do jeito que a pessoa sempre sonhou.
De acordo com seu discurso na ONU, parece que o presidente Bolsonaro também tem seu óculos cor-de-rosa e enxerga seu Brasil perfeito, sem problemas ambientais ou de saúde.
Mesmo sendo uma comédia, o episódio mostrava que aqueles óculos eram perigosos. As pessoas lutavam e guerreavam para possuírem aquela ilusão. No fim, sempre terminava em destruição, pois não é porque a pessoa escolheu ver seu mundo cor-de-rosa que os problemas vão desaparecer. As queimadas no pantanal não vão diminuir porque escolheu dizer que elas são pequenas ou os mais de cem mil mortos pelo coronavírus não vão ressuscitar simplesmente porque no seu Brasil cor-de-rosa, exterminou a doença. Eles continuam a crescer e quanto mais tempo ficar usando esses óculos, mais difícil fica para resolver seus problemas.
Opmerkingen