Imagine uma série com orçamento de cinema! Provavelmente vem na sua mente as grandes produções da HBO como Game of Thrones e Westworld.
Se com produções grandiosas como essa, a TV ficou com mais cara de cinema. A Marvel tomou a estratégia de ir no caminho contrário e fazer o cinema também ficar mais parecido com uma série.
Na televisão, é comum que cada episódio tenha seu próprio diretor e roteirista. Porém, alguém assume a função de coordenar a série como um todo, determinando suas regras e o caminho vai seguir a história. Essa é a função do showrunner.
Quando Homem de Ferro saiu em 2008, Kevin Feige trazia seu piloto já determinando os elementos que seriam importantes para o desenvolvimento daquela temporada como a S.H.I.E.L.D. representada pelo Coulson e claro a Iniciativa Vingadores que Nick Fury cita no final e que seria o principal elemento a ser desenvolvido e concluído no final da temporada ou fase como é definido como Kevin Feige.
Assim como acontece na televisão, se você assiste a um episódio no meio, você talvez consiga aproveitar aquele episódio, mas vai sentir que faltam algumas informações que foram apresentadas nos episódios anteriores.Isso é o que faz com que a Marvel consiga se destacar em meio a tantos blockbusters. Perceberam que para se criar um universo compartilhado que abarca vários filmes com tantos protagonistas diferentes, cada um impactando a vida do outro, precisaria trazer elementos geralmente associados a televisão para o cinema, onde o produtor assume um trabalho mais próximo de um showrunner do que um produtor tradicional que geralmente foca mais na rentabilidade do filme do que na sua história dentro do universo.
Como já falei anteriormente, muitos já tentaram reproduzir essa fórmula de universo compartilhado porém sem a preocupação em trazer esses elementos da televisão na hora de construir seu universo. Quando Kevin Feige faz seu planejamento, ele planeja o que ele quer que aconteça naquela fase. Onde seus personagens vão estar ao final da fase. Os diretores e roteiristas têm que manter a história naquele caminho. Geralmente as outras empresas querem ter seu universo compartilhado mas acabam enxergando aquele universo filme a filme, trazendo referências a outros elementos daquele universo mas sem uma pessoa por trás planejando a fase como um todo.
Comments