top of page
  • Foto do escritorBruno Lago

Sua batalha de navinhas já era política desde a primeira cena!


Tem alguns ditos fãs de Star Wars que reclamam que a franquia está muito politizada. A verdade é que esse universo sempre teve política mesmo quando o foco era a aventura espacial.


Antes mesmo de Luke, Leia e Han Solo aparecerem. Antes mesmo dos dois droides aparecerem, já havia toques de crítica política.


A primeira cena do filme mostra o governo vigente com uma nave gigante perseguindo uma nave extremamente menor e mais fraca. Inclusive, o George Lucas busca deixar bem evidente a diferença entre as duas naves com diversos takes para mostrar o quão maior era a nave do Império.


Já mostrando a covardia de um governo em utilizar forças políciais contra adversários com nenhuma ou chances muito pequenas de se defender. Piora quando você percebe pelo letreiro que essa pequena nave é comandada por uma princesa que está tentando impedir a construção de uma arma de destruição em massa.


Seria basicamente como se aqui no Brasil, decidissem construir uma usina nuclear para construir uma bomba atômica. Aparecesse um grupo pequeno de manifestantes para tentar barrar essa construção e o governo mandasse um batalhão inteiro da PM atirando neles.


Agora, de que lado você ficaria? Do lado dos manifestantes barrando a construção da bomba atômica ou dos policiais que estariam atirando neles?

49 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page