Nessas últimas semanas, vimos o país passar por uma onda de calor. Temperaturas chegando na faixa dos 40º. Um desastre ambiental que devastou várias cidades da região sul.
Parece impressionate que mesmo assim, ainda existam pessoas para negar que o planeta esteja sofrendo mudanças climáticas, negar que o aquecimento global seja uma realidade. Especialmente entender que essas mudanças sejam nossa responsabilidade e trabalhar para melhorar essa situação, ao menos tentar diminuir os efeitos do aquecimento global.
Mais importante do que separar lixo ou não usar sacolas plásticas é cobrar das grandes empresas que tenham o pensamento ecológico. Afinal, a maior parte da poluição vem de lá. São esses empresários que tem condições reais de diminuir o nível de gás carbônico que é lançado diariamente.
Para que proteger o planeta? O que se ganha com isso? Você pode me perguntar.
Aí eu venho com o momento nerd do dia. No filme Guardiões da Galáxia, o Rocket pergunta pro Peter Quill por que ele se importava tanto em salvar os idiotas que moravam naquela metade da galáxia. Algo que o Peter responde dizendo simplesmente que eles eram alguns dos idiotas que estavam nessa parte da galáxia.
Aqui não é diferente, somos os idiotas que vivem nesse planeta então a pergunta que tem ser feita é o contrário: o que a gente ganha destruíndo o nosso planeta? A gente vai torcer para que a NASA ou qualquer outra empresa espacial encontre um planeta que tenha condições favoráveis para a nossa sobrevivência e que ao mesmo tempo seja próxima o bastante para chegarmos vivos e não tenhamos que passar a vida inteira dentro de um foguete?! Tudo isso antes do planeta se tornar insustentável para a espécie humana, é claro.
Cuidar do planeta parece mais fácil, mais lógico e eu diria até mais lucrativo a longo prazo. Afinal imagine que a cada desastre ambiental como o que aconteceu na região sul, você vai perder lojas, empresas, industrias, funcionários. Então, não seja idiota de destruir sua própria fonte de renda. Cuide do planeta porque a sua empresa não fica em Marte!
Comments