A história começa com a policial Jenny alertando aos moradores da cidade de Viridian sobre possíveis ladrões de pokémon. Pedindo para alertar todos sobre pessoas com aparência suspeita. Nesse momento, aparece o Ash correndo com o Pikachu em seus braços.
A policial suspeita dele e pergunta o que ele está fazendo com aquele Pikachu. O Ash explica que o Pikachu é dele e que ele precisa levar diretamente para o Centro Pokémon, mas a policial Jenny pede por sua identidade. Ash fala que não tem uma, mas a policial Jenny olha para a Pokedex e mostra ao Ash que aquilo era a identidade dele, pois continha todos os dados dele.
Ash pergunta se pode ir ao Centro Pokémon agora, mas a policial Jenny oferece uma carona em sua moto, enquanto Misty aparece correndo atrás com o que sobrou da bicicleta depois do ataque do Pikachu no último episódio.
Ao mesmo tempo em que um balão com cara de Meowth aparece no céu e pega o cartaz de procurado sobre os ladrões de pokémon. Jessie, James e Meowth discutem sobre suas fotos no cartaz de procurado.
Ash e Jenny chegam no centro pokémon e Ash pede para a enfermeira Joy que ela cuide do seu Pikachu. Enquanto o Pikachu é levado na maca pelos Chansey para dentro do hospital, Ash decide ligar para sua mãe e conta para ela que chegou em Viridian.
Depois, o Professor Oak liga para o Centro Pokémon e Ash conversa sobre o caminho que ele fez até Viridian. Ash comenta que viu um pokémon raríssimo no caminho, apontando para um quadro com vários pokémon lendários.
Quando Ash desliga o telefone, Misty aparece exigindo por um nova bicicleta. Ele conta que vai dar uma nova bicicleta, mas que agora ele tem que cuidar do seu Pikachu.
O Pikachu sai da sala na maca, quando a Equipe Rocket invade o Centro Pokémon para conseguir algum pokémon raro, mesmo com Joy falando que ali era para cuidar de pokémons fracos e doentes. Jessie e James lançam Ekans e Koffing para cortar a energia do hospital, porém Joy usa um grupo de Pikachu para servir como um poké-gerador. A equipe Rocket cerca o grupo e Ash começa a pegar algumas poké-bolas para atacar os pokémon dos bandidos. Da primeira vez, sai um Pidgey, mas Ekans assusta ele e impede ele de atacar. Depois sai um Ratatta e a mesma coisa acontece.
Misty decide cuidar disso ela mesma e lança seu Goldeen, mas ele não consegue atacar em terra. Isso era uma distração para Ash fugir com a maca de seu Pikachu. Ekans e Koffing perseguem eles até chegarem a recepção, onde alguns Pikachu que estavam no gerador aparecem e atacam os vilões com seu choque do trovão, mas Meowth continua avançando e Pikachu pede ao Ash por mais energia. (pelo menos é isso que a gente acha, afinal ele só fala o nome dele e poderia estar pedindo qualquer coisa)
Ash usa os restos da bicicleta da Misty para pedalar e aumentar a luz do farol, o que dá poder suficiente para Pikachu destruir o Centro Pokémon e mandar a equipe Rocket pelos ares. Por sorte a enfermeira Joy já tinha mandado todas as poké-bolas para o centro pokémon de Pewter.
Ash, Misty e Pikachu seguem pela floresta de Viridian e encontram com um caterpie e Ash se prepara para capturá-lo.