Os Últimos Jedi é provavelmente o filme mais controverso de Star Wars. Alguns amaram, outros odiaram esse filme.
Uma das maiores críticas feitas a esse filme é que tudo o que aconteceu foi em vão e não houve nenhuma evolução na história, já que todos os planos dos protagonistas deram errado. Meu objetivo nesse post é mostrar como cada um dos quatro protagonistas dessa trilogia evoluíram nesse filme.
Poe Dameron
No Despertar da Força, Poe foi mostrado como sendo o melhor piloto da Resistência, porém isso também trazia a ele um pouco de arrogância. Ele era impulsivo e subestimava seus adversários como fez com Kylo Ren logo no começo do filme. O fato dele ter destruído a Starkiller no final do filme fez com que ele se tornasse ainda mais arrogante. Isso é mostrado no começo de Os Últimos Jedi pela forma com que ele sacaneia o general Hux. Sua arrogância faz com que ele desobedeça a General Leia e force o exército da Resistência a ir até as últimas consequência para destruir um único destróier da Primeira Ordem. Com isso, vários pilotos acabam morrendo e Leia rebaixa Poe. Com o decorrer do filme, ele desobedece novamente as ordens da Almirante Holdo, chegando inclusive a fazer um motim para provar que seu plano era melhor. No fim é o plano da Holdo que funciona e o dele dá completamente errado. Isso dá ele uma lição de humildade e ao ver o sacrifício da Holdo também mostra o peso em ser um líder. No fim do filme, isso fica claro quando ele decide recuar e levar o restante da Resistência para fora do planeta, ao perceber que não conseguiriam vencer a Primeira Ordem sozinhos.
Finn
Finn foi criado para acreditar que a Primeira Ordem era imbatível. Ele não havia se tornado um stormtrooper por lealdade a eles, mas por medo do que eles poderiam fazer. Durante o Despertar da Força, isso fica claro já que o Finn busca fugir o tempo inteiro, ele não tinha esperança de que pudessem vencer a Primeira Ordem. A única coisa que dá coragem para lutar é sua amizade com a Rey. No final do Episódio VII, ele queria apenas resgatar a Rey dentro da Starkiller (não serviu pra muita coisa, já que ela conseguiu se salvar sozinha mas ele tinha essa intenção). Sem a Rey por perto, o seu primeiro impulso é fugir da luta contra a Primeira Ordem e novamente seu objetivo para aderir ao plano do Poe é conseguir o combustível necessário para impedir que a Rey volte para a nave no meio de uma disputa de tiros e acabe caindo numa armadilha. Conversando com a Rose, ele vê nela o tanto que ela se esforça para lutar pelo que ela acredita. Isso é o proposito que ele precisava para lutar ao invés de fugir e poder bater no peito para dizer que é uma escória rebelde.
Kylo Ren
Ao longo do Episódio VII, vemos que apesar de Kylo Ren estar no lado sombrio, ele não confia totalmente nas suas próprias habilidades, sempre se sentindo inferior a Darth Vader. Por isso ele quer o tempo inteiro provar que ele pode ser tão poderoso quanto seu avô, o que faz ele ser extremamente impulsivo e com isso ele acaba falhando, o que faz ele descontar sua raiva e frustrção atacando alguma parte do local onde ele está. Snoke reforça o complexo de inferioridade dele comparando-o com Vader em toda falha que ele comete. Isso faz com que sinta um tremendo ódio dele, porém sem a segurança necessária para enfrentá-lo. No fim, quem acaba jogando ele de vez no lado sombrio é a própria Rey, pois a ligação entre os dois faz com que ele relembre o motivo pelo qual ele se tornou Kylo Ren em primeiro lugar: o ódio contra Luke. No fim, ele usa a Rey para matar Snoke e tomar seu lugar como Supremo Líder da Primeira Ordem, saindo assim tanto da sombra de Vader quanto da de Snoke.
Rey
Diferentemente de Luke que tinha uma família e acaba perdendo ela para o Império, Rey cresceu sozinha sonhando com o dia em que reencontraria com sua família. Ao longo do primeiro filme dessa trilogia, Rey só queria voltar para Jakku acreditando que sua família iria para lá algum dia procurando por ela. Mesmo depois que ela decide se juntar de vez com a Resistência, ela não desistiu de procurar uma família para ela. Primeiro em Han, depois em Leia e por fim em Luke. É por conta dessa busca que ela mergulha no poço que tinha o lado sombrio.
Quando finalmente Kylo lhe revela que não havia ninguém procurando por ela, acreditando que assim ela ficaria mais sucessível a se unir a ele. Só que acontece o contrário, ela decide parar de lutar para encontrar sua família e começa a lutar por ela própria e pelos seus amigos da Resistência.