Aang está empolgado para rever o Templo do Ar depois de cem anos sem ver e quer levar Katara e Sokka para ver o local onde ele viveu.
Enquanto isso, Zuko e Iroh atracam em um cais da Nação do Fogo. Zuko pede para Iroh não falar nada sobre o Avatar para não ter outros oficiais da marinha do Fogo atrapalhando a sua caçada, mas Zhao acaba ouvindo uma parte da conversa e questiona Zuko sobre qual era o objetivo da sua caçada. Zhao também se impressiona com o estrago que fizeram ao navio deles e Zuko dá uma desculpa de que eles se depararam com um navio do Reino da Terra.
Comandante Zhao desconfia que Zuko estava escondendo algo sobre o retorno do Avatar e manda seus soldados interrogarem a tripulação dele que acaba confirmando que Zuko capturou o Avatar, mas o deixou fugir. Decide então que ele irá atrás do Avatar, pois era uma missão muito perigosa para deixar nas mãos dele. Zuko fica com raiva e o desafia para um duelo.
O time avatar chega no Templo do Ar montados em Appa. Katara tenta preparar Aang para a possibilidade dos dobradores de ar terem sido eliminados pela Nação do Fogo. Aang insiste que eles devem ter se escondidos e que seus templos eram muito altos para serem alcançados pelos soldados.
Ao chegarem, Aang percebe que os locais onde antes ficavam cheios de monges e bisões agora estavam vazios. Katara tenta esconder todas as pistas de que a Nação do Fogo esteve lá para protegê-lo. Os três chegam até o santuário, onde o monge Gyatso falou que eventualmente alguém lá dentro iria ensinar mais sobre ser o avatar. Gyatso foi quem ensinou a dobra de ar para Aang.
Ao entrarem no santuário, percebem que haviam várias estátuas que representavam todas as vidas passadas do Avatar.. Enquanto estavam observando, chega um lêmure misterioso e Aang começa a persegui-lo até encontrar um lugar onde haviam vários capacete da Nação do Fogo e o corpo do monge Gyatso. Isso faz Aang entrar no modo Avatar, ativando uma luz branca nos santuários de todas as nações, inclusive na Nação do Fogo, fazendo com que o Senhor do Fogo seja alertado sobre o retorno do Avatar.
No cais, a batalha entre Zhao e Zuko começa. Zhao começa vencendo, mas Zuko consegue colocar fogo no chão fazendo com que Zhao perca o equilíbrio e ganhe o duelo, mas se recusa a matá-lo o que faz Zhao o considerar um covarde. Quando Zuko dá as costas, Zhao tenta atacá-lo por trás, mas Iroh agarra a mão dele e diz que mesmo exilado, seu sobrinho é mais honrado do que o grande comandante Zhao.
Katara tenta acalmar Aang, dizendo que mesmo que todos os dobradores tenham morrido ele encontrou uma nova família: ela e Sokka. Aang se acalma e saí do estado Avatar. Depois, no santuário ele se pergunta como o Avatar Roku vai ensiná-lo a ser o avatar se ele é apenas uma estátua, mas Katara fala que ele vai dar um jeito. o lêmure passa a acompanhar eles e Aang o chama de Momo.
Comentários